COMO FUNCIONAM AS COOPERATIVAS?

COMO FUNCIONAM AS COOPERATIVAS?

 

Uma cooperativa é uma instituição conhecida por reunir pessoas de diversos grupos, independente de da posição social ou econômica. Sua finalidade principal é exercer determinadas atividades, sempre com um favor comum. Mas afinal, como funcionam as cooperativas?
Para responder essa pergunta, primeiro é necessário entender os princípios básicos de uma cooperativa, por exemplo, é preciso de no mínimo 20 pessoas de uma mesma área e que ofereçam serviços de forma independente.


É importante saber também que todos os integrantes vão ser sócios e têm a mesma força de voto. Se você tem boas qualificações entender como funcionam as cooperativas pode ser uma ótima oportunidade de trabalho se não estiver encontrando um emprego em sua área de estudo. 


Além disso, tudo tem que ser regulamentado pela Lei do Cooperativismo Brasileiro e não há exceções quanto ao tipo de serviço ou designação dos prestadores de serviço. Trabalhar em uma cooperativa pode, aliás, trazer diversos benefícios para uma pessoa, tendo alguns direitos garantidos pelo estatuto.


Como a participação nos resultados da cooperativa, já que a mesma não tem objetivo o lucro em seus negócios, é melhor saber que haverá uma participação no resultado entre receitas e custos verificado no final do exercício. Se os gastos foram menores que o previsto, o saldo do caixa pode ser dividido entre os cooperadores.

 

 
 

Entendendo como funcionam as cooperativas


Quando o assunto é o salário, você terá direito a um salário calculado a partir de um mesmo valor por hora trabalhada, há possibilidade de ter sempre um mesmo salário, a configuração de pagamento desse salário será decidida sempre na assembleia da cooperativa.


E mesmo sem nenhum vínculo trabalhista como funcionam as cooperativas em relação a alguns benefícios comuns? Você ainda terá direito a férias, décimo terceiro, FTGS, plano de saúde, tíquete refeição, vale transporte e ainda acaba tendo hora extra, já que você deixou seu salário através de um valor por hora.


Se associando a uma cooperativa você ainda poderá ter custos bem menores do que se fosse realmente ter sua própria empresa, você não precisar se preocupar em ter uma estrutura para fazer o atendimento de clientes, não vai necessitar de equipamentos e ainda pagará os impostos pelo serviço prestado por um preço muito menor, já que vai dividir ele com outras pessoas.


O que um associado a uma cooperativa precisa fazer


As pessoas que resolverem entrar em uma cooperativa devem pagar uma taxa. Também é muito importante que antes de você se associar a uma busque a que mais transmita confiança, procure saber quem são os profissionais que estão a administrando, pergunte sobre suas competências, atividades e assembleias de associados. Isso fará com que você não se surpreenda com todas as pessoas com quem vai trabalhar.


Isso vai permitir que você não feche negócio com alguém que não está bem no mercado, ou até mesmo que possa te passar para trás, busque sempre saber com quem está se associando para evitar esse tipo de problemas para entrar em uma cooperativa.

 

Ismê Lucas

https://www.cooperativaoasis.com.br