9 REGRAS PARA O BOM OUVINTE

9 REGRAS PARA O BOM OUVINTE

 

Hoje em dia é a maior dificuldade as pessoas pararem e ouvirem o que temos a dizer. Você sente isso?

Normalmente as pessoas não param, não tem tempo de ouvir, ou estão extremamente intretidas com o celular respondendo nas redes sociais, etc. 

Ou ainda quando ligamos em alguma operadora de serviços, repetimos varias vezes as mesmas coisas, e a pessoas parece um robo, apenas responde o script , não tem noção do que estamos falando. Isso já aconteceu com você?

Um dia eu liguei na Vivo por causa da minha internet que não estava funcionando, mas antes de ligar, eu fiz todos os procedimentos que eles falam, e testei de todas as formas não funcionou , e só me restou ligar.

A atendente falou que era para fazer, e expliquei que já tinha feito todos os procedimentos e que o defeito era realmente deles, e ela então me pediu :

-Vá no seu computador

Eu respondi:

Já estou nele

- Por favor digite no google.....  e eu respondi, como vou digitar algo no google se esta sem internet para entrar  Google???

- Ah é mesmo... esqueci que estava sem internet.

Eu liguei para que mesmo???

Esse é um grande problema, as pessoas não ouvem, não registram por que estão totalmente focada em outras coisas, e se você parar de falar, ela nem nota que parou  ou mesmo que esta falando.

Mas vamos as 9 Regras de Bom Ouvinte.

 

 1.    Não fale. Ninguém consegue falar e ouvir ao mesmo tempo. Ouça sem interromper. Mesmo quando estiver em desacordo. Dê ao outro a oportunidade de se expressar até o fim;
    
2.    Procure deixar a pessoa inteiramente à vontade levando em conta que é um processo bilateral. Respeite suas dificuldades ajudando-a a sentir para expressar-se;
    
3.    Mostre-lhe que você deseja ouvi-la. Não desvie a sua atenção enquanto ela fala. Ouça-a, olhe-a com consideração. Enquanto ouve não faça outra coisa. Concentre-se totalmente em ouvi-la;
    
4.    Procure colocar-se no lugar de outra pessoa e tente compreender seu ponto de vista. Abra o seu espírito para ouvir tudo que o outro tem a diz. Treine a empatia. Evite registrar apenas os pontos discutíveis ou falhas. Não ouça só o que lhe convém, não adapte o que ouve as suas próprias conveniências;
    
5.    Não critique enquanto a pessoa fala. Ouça para compreender. Ela poderá colocar-se na defensiva e fechar-se. Seu objetivo primeiro ao ouvir alguém será procurar compreender exatamente o que o interlocutor pretende comunicar;
    
6.    Faça perguntas. Assim você estará demonstrando que está ouvindo, a pessoa terá disposição para falar e você estará esclarecendo pontos obscuros;
    
7.    Não prepare a sua resposta enquanto o outro fala. Não compreenderá ou compreenderá apenas em parte o que o outro tem a dizer e por conseqüência a sua resposta poderá ser pouco adequada. É quando surgem os diálogos surdos, os desentendimentos;
    
8.    Não antecipe o que o outro vai dizer. Mesmo que você julgue ter a certeza de saber “onde o outro vai chegar”. Agindo assim você estará desrespeitando, desvalorizando a pessoa, desqualificando o que ela tem a dizer;
    
9.    Tome cuidado para que suas preocupações, preconceitos, preferências não se integrem à mensagem, e criem o hábito da distorção.

Vamos praticar as regras do bom ouvinte? Com essas regras com toda a certeza, vamos ganhar muitos admiradores e seguidores.

Surpreenda as pessoas, ouvindo com o coração.

Sucesso. 

Ismê Lucas

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