6 DICAS PARA COMPRAR UM IMÓVEL EM LEILÃO

6 DICAS PARA COMPRAR UM IMÓVEL EM LEILÃO

 

Comprar um imóvel pode ser um sonho de consumo para muitas pessoas. Mas, com atual crise, muitos compradores estão passando por dificuldades na hora de adquirir o seu. Uma solução para esse problema é optar por comprar um imóvel no leilão, que, muitas vezes, pode trazer valores mais baixos, quando comparado aos de mercado.

E mesmo sendo uma ótima ideia para quem deseja procurar o seu imóvel dos sonhos, você não pode fazer com que o preço baixo te faça esquecer alguns cuidados necessários que deve tomar antes de fechar o negócio. Se seguir algumas dicas, com toda certeza vai conseguir seu imóvel sem dores de cabeça.

Como comprar um imóvel no leilão com segurança

A primeira delas é sempre ler o edital com atenção, é nesse documento que o interessado deve se certificar sobre a descrição das condições da venda, assim como o estado de conservação, forma de pagamento, preço mínimo, comissão de quem está realizando o leilão e o modelo de contrato que será assinado.

É sempre necessário verificar cada um deles detalhes com muito cuidado antes se aventurar no imóvel. Além disso, é importante verificar a disponibilidade de seu imóvel, se ele ainda está ocupado, é muito comum que ocorra alguns problemas como o novo dono, mesmo com a carta do arrematador, como ter que enfrentar os antigos moradores na Justiça para o despejo.

Por esse motivo, é bem importante que o comprador se certifique da ocupação para não correr o risco de fechar o negócio e ter um problema bem grande para enfrentar no futuro. Ao fazer essa verificação, também é importante visitar o imóvel em que pretende se comprar com antecedência para verificar suas condições.

Se puder, conte até com a ajuda de um engenheiro, que pode te dar maiores detalhes sobre como está o local, se precisará de alguma mudança grande. É sempre melhore prevenir para não comprar algo que possa te prejudicar no futuro. Procure fazer também um levantamento das dívidas deixadas pelo ocupante anterior, já que ela ficará ao seu cargo depois da quitação.

 

Quando se está negociando, é até possível pedir um desconto. Ao comprar um imóvel no leilão além de avaliar as condições de venda, registre a propriedade em Cartório, depois de fazer o arremate. Saiba também que quem adquirir a propriedade será responsável pelo pagamento de taxa de registro e do ITBI, Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis.

Se planeje muito bem antes de dar o lance em um leilão, é importante lembrar que nos contratos feitos pelo SFH, Sistema Financeiro Habitacional, depois do atraso de três prestações o dono do imóvel é notificado para realizar o pagamento, caso ele não aconteça o mesmo perde o bem.

Já quando o tema é tratado pelo SFI, Sistema Financeiro Imobiliário, o aviso chega depois de 15 dias, se não for realizada a quitação das parcelas, será consolidada a propriedade em nome do agente financeiro e o imóvel pode ir a leilão extrajudicial.

Ismê Lucas

http://www.ismeleiloesdeimoveis.com/

http://www.leilaodeimoveiscampinas.com.br/​